sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Braciolle

Braciolla, para quem não sabe, é o famoso bife enrolado. Uma iguaria da culinária italiana que quando no plural, assim como em São Paulo, vira braciolle. Eu explico: é que aqui a gente tem tanta influência da "italianada" que engole os "s" finais além de outros plurais como por exemplo: 2 real, 2 chopp (quando um é chopps), e um montão de outros plurais "italianados" cacoetando 1 braciolla e 2 braciolle. Como o objetivo aqui não é aula de português... ou seriam aulas de português? Um pessoal super legal daqui do serviço convidou a mim e ao Júlio para um rodizio de pizzas. Fomos para em uma pizzaria muito legal na Lapa (atentem que não é Lapaputaquepariu, Lapa é um bairro de São Paulo que é longe, mas, nem tão assim)... Pizza boa, papo bom tudo ótimo. Tínhamos que retribuir a gentileza de alguma maneira. Resolvi, claro que conversando com o Júlio e este anuindo, fazer uma macarronada com braciollas, já que foi abrasileirado mesmo o plural. Massinha fresca e molho de tomates de verdade. Comecei a prepará-las quase um mês antes e, no dia marcado, chegaram dezesseis pessoas que foram se espalhando pela casa. Braciolla, como aprendi com minha mãe, tem que ser amarrada e não presa com palitos. Como elas são cozidas dentro do molho de tomates frescos, se forem presas só com palito soltam e vira um cozido. Mania de "batalhão", fiz 56 braciollas imaginando que o pressoal comeria muito. 20 kg de tomates, cebolas, alhos, tomilho, azeite e um montão de temperos secretos (hahahahaha) num caldeirão, daqueles de fazer merenda escolar, num fogão de uma boca industrial e 1 hora de fogo alto mais três de fogo médio. Chegou no ponto exato da consistência e o pessoal avançou legal. Tinha gente sentada no chão da sala, na cozinha, nos sofás... até em pé. Na mesa o Lelê e o Campos (saudades) comendo lasagna. Por que a diferença? O Lelê não come carne de porco. Dentro de cada braciolla tinha um pedaço de bacon. O Campos não comia pimentão e, junto ao bacon, um pedaço em cada uma. Só a Maitê deu uma experimentadinha na lasagna todos os outros só na macarronada molhada e braciolla mesmo. Nos fartamos de macarronadas e risadas, principalmente quando um dos nossos amigos, esquecido como ele só, enrosca o fio no aparelho interno perto do céu da boca... até filminho fizeram dele tentando se desenroscar. Pessoal embora, Júlio na pia e eu descaçando... um cozinha e outro limpa. Há um velho versinho bem bocó que diz: Se eu lavo eu não cozinho. Se eu cozinho eu não lavo (fazendo trocadilho com o devido orifício mesmo!) Eu, cá entre meus botões termino o verso: Se eu cozinho todos comem! E se fartam rindo a beça... UI!

Nenhum comentário: